Dia da Terra

O olho de África, Mauritânia (Evandro Edimar)

No dia 22 de abril comemora-se o Dia da Terra. A data foi criada pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, em 22 de abril de 1970. O principal motivo foi lembrar a todos e criar consciência para a importância da manutenção da biodiversidade do planeta, além de chamar a atenção para os problemas da contaminação e poluição.
A primeira comemoração aconteceu dois anos depois, em Estocolmo, para consciencializar os líderes mundiais sobre as questões ambientais. Em 2009, a ONU reconheceu a importância da data e estabeleceu o Dia Internacional da Mãe Terra, comemorado no dia 21 de abril.
Grupos ecologistas utilizam este dia como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas e o esgotamento dos recursos não renováveis.
Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufaturados, a preservação de recursos naturais, como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos perigosos, o fim da destruição de habitats fundamentais, como as florestas tropicais, e a proteção de espécies ameaçadas. Por esta razão, é o Dia da Terra.
                      Lago Plitvice, Croácia

                    Zhangye Danxia Gansu, China

Mais imagens fantásticas do planeta Terra aquiaqui e aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Manuel Alegre, Cão como nós

Quero ser outro