Dia de São Valentim na Ferreira I


      O São Valentim é um santo reconhecido pela Igreja Católica e pelas igrejas orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países. O nome refere-se a pelo menos três santos martirizados na Roma antiga.
       O imperador Cláudio II, durante seu governo, proibiu a realização de casamentos, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que, se os jovens não tivessem família, alistar-se-iam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. O seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens atiravam flores e bilhetes, dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que atiraram mensagens ao bispo, estava uma jovem cega, Artérias, filha do carcereiro, que conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram por se apaixonar e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “do teu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270.
        Entretanto, desde 1799 que esta data deixou de ser celebrada oficialmente pela Igreja Católica em função da precariedade de comprovações históricas que põem em causa até mesmo a sua existência. No entanto, ele é considerado o santo do dia dos namorados.

Fonte: Wikipédia (adaptado)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Manuel Alegre, Cão como nós

Quero ser outro