Dia Internacional do Livro Infantil


Hoje, dois de abril,  comemora-se o Dia internacional do Livro Infantil, data escolhida para lembrar que, há 208 anos, nasceu o dinamarquês Hans Christian Andersen. Muitos não conhecem este nome, mas certamente  todos conhecem as suas obras: O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia e A Polegarzinha. A origem humilde do escritor e uma vida com bastante tristeza não impediram que criasse histórias que encantaram gerações por todo o mundo. Na verdade, o contacto com diferentes níveis sociais ajudou-o a construir o contraste transmitido em várias das suas narrativas. Nunca me hei de esquecer de A Menina dos Fósforos, um dos contos mais tristes e mais bonitos que alguma vez li. É daqueles que não aconselho a leitores sensíveis... Por cá, muito se vai fazendo pelo livro infantil, cuja expansão continua. É difícil escolher um só da oferta que existe nas livraria; chamativos, cativantes, com grande qualidade de materiais e ilustrações, o livro infantiltem tudo para cativar os pequenos leitores e formar leitores com L, para toda a vida. Porque com um livro nunca estamos sós!. 



Links interessantes: escrever e desenhar para os mais novosEditora infantil preniada em Bolonha é portuguesa; sugestões de leituras; sugestões de atividades (que se podem fazer noutros dias pois há várias datas agendadas para além de hoje); flash mob literário nas redes sociais.



Comentários

marilise disse…
OI tudo bem, trbalho em Biblioteca de escoal, e vivo incentivando a todos os alunos a lerem, principalmente os alunos mais novos e estas histórias são ideais.Gostaria de teconvidar a participar do meu Blog também. www.marilise3673.blogspot.com.br

Mensagens populares deste blogue

Manuel Alegre, Cão como nós

Quero ser outro