Encontro com escritores na escola


Maria Teresa Maia Gonzalez


Na passada terça-feira, dia 29 de janeiro, esteve connosco, na Biblioteca da Escola, em atividade integrada na Semana da Leitura, a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez. Escritora portuguesa, nasceu em 1958, em Coimbra. Tinha quatro irmãos e a mãe era professora de matemática. Contou-nos algumas coisas sobre si, à medida que os alunos foram dando largas à sua curiosidade.

Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Franceses e Ingleses, na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Aos 24 anos começou a dar aulas de Língua Portuguesa, atividade que manteve até 1997, tanto em escolas oficiais como em particulares. Também lecionou Inglês e Francês.
Paralelamente, iniciou em 1989 carreira como escritora de literatura juvenil,sendo a coautora, com Maria do Rosário Pedreira, da coleção O Clube das Chaves, que já deu origem a mais de vinte livros. O primeiro livro intitulava-se Clube das Chaves Entra em Ação e foi com ele que ganharam um concurso literário organizado pela editora Verbo. 
Maria Teresa Maia Gonzalez escreveu também muitos livros a solo, como A Lua de Joana, onde aborda o problema da toxicodependência entre os jovens. Ficámos a saber que se inspirou no caso de um irmão e que fo um livro um pouco duro de escrever, devido às memórias familiares. O livro tem um grande sucesso, ultrapassando as 15 edições em Portugal, e foi traduzido na Albânia, Alemanha, Bulgária e Espanha. 
A solo lançou também a coleção Profissão Adolescente, assim como as peças de teatro Os Herdeiros da Lua de Joana, O Amigo do Computador e A Rapariga Voadora, na coleção Um Palco na Escola.
Entre outras coisas, ficámos a saber que nunca relê os seus livros, tendo por isso, ficado satisfeita ao ouvir a leitura de algumas passagens de livros seus, recordados por alunos nossos. Disse-nos mesmo que é assim que recorda pedaços que estão um pouco esquecidos. Disse-nos que o melhor prémio que tem é ser recebida por alunos, porque é um sinal de que leem e apreciam os seus livros. Visita escolas há 25 anos, à média de uma por semana. Aos nove anos, começou a escrever histórias que lia aos irmãos. A única história totalmente verídica é a contada em Contemplação da Coroa. Foi um momento bem passado pois a autora foi muito simpática com todos, trouxe-nos livros para a Biblioteca e os alunos ficaram com vontade de ler mais histórias suas. E, se calhar, nós também...




Algumas informações foram retiradas daqui: http://www.infopedia.pt/$maria-teresa-maia-gonzalez

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Manuel Alegre, Cão como nós

Quero ser outro

A Rapariga das Laranjas