A quantas andamos?

Daisypath Christmas tickers

domingo, 15 de março de 2009

A VINDA À NOSSA ESCOLA DA ESCRITORA MARGARIDA FONSECA SANTOS


Foi FIXE falar do "FiSH"... e não só!!!!
Finalmente chegou o dia 6 de Março!
Os alunos estavam eufóricos porque iam conhecer, ao vivo, a escritora Margarida Fonseca Santos, autora do livro O Peixe Azul, que andávamos há meses a ler na sala de aula, deixando os alunos suspensos e entusiasmados para o capítulo seguinte. É que o primeiro texto do nosso Manual do 7º ano é praticamente o primeiro capítulo deste livro!
Num ambiente de descontracção e de muita alegria, as Turmas do 7ºC, 7ºE e 7ºF foram-se sentando na Sala de Reuniões.
A Coordenadora da Biblioteca, a Professora Cristina Pinho, fez as devidas apresentações formais e depois remeteu a palavra para as Coordenadoras do Plano Nacional de Leitura.
A Professora Margarida Costa deu então início à primeira actividade: uma aluna do 7ºC apresentou a escritora a partir de uma pequena Biografia que preparou para a ocasião. Em seguida, a Professora Margarida Gonçalves completou com umas simples frases a biografia, salientando o "saber ouvir", característico da "Margarida FS", como ela insistia que lhe chamássemos, que nos deixa vazios por um lado, e leves e mais "ricos" por dentro.
Em seguida foi finalmente a vez da escritora traçar o seu percurso pessoal e profissional de uma forma simples e salpicada de sentido de humor.
Os alunos e Professores presentes ouviram-na com bastante interesse, principalmente quando falou da importância da escrita na vida dela e de como começou a despertar para esta competência.
As Professoras Margarida Costa e Margarida Gonçalves deram, novamente, seguimento às actividades propostas para este evento: um grupo de alunos do 7ºE fez a leitura expressiva do Capítulo I do livro "O Peixe Azul"; e outro grupo, do 7º C fez a leitura expressiva da passagem que mais gostaram do livro.
Depois houve um espaço para os alunos apresentarem as suas perguntas à escritora.
Muitos, mesmo muitos, foram os braços que se levantaram!
Todos ouviram com muita atenção as respostas dadas de uma maneira simples, descontraída e pedagógica, forma como sempre conduziu o diálogo com os alunos.
Para concluir o encontro e como forma de agradecimento da sua "presença" na nossa escola, uma aluna do 7º E, declamou de forma expressiva o poema "É urgente o amor", de Eugénio de Andrade.
No final, era grande a fila dos alunos que queriam ficar com uma recordação, tão contentes estavam com a experiência vivida. Os alunos pediram-lhe que autografasse os seus livros e os seus trabalhos subordinados ao tema do "peixe" e realizados em interdisciplinariedade com a colega Celeste Gonçalinho da Disciplina de Educação Visual.
No fim, comentávamos "ainda bem que já nos conhecemos"! Para o ano volta cá, ok?
Que boa ideia que tiveram os nossos colegas da Biblioteca em convidar esta escritora!

Mas não é tudo.... As fotografias chegarão em breve!

As Coordenadoras

Sem comentários: