Mensagens

A mostrar mensagens de abril, 2014

Conhecer livros: Building stories

Tão giro!! Espreitem ! 

Imagens com livros

Imagem
 Descobre um livro que te agrade...

25 de Abril - palavras de Abril

Imagem
Em Abril, não faltam canções...

25 de Abril, SEMPRE!!

Imagem

25 de Abril visto por...

Imagem
Vale a pena visitar o site do Centro de Documentação sobre o 25 de Abril,  aqui  e aqui .

Dia Internacional do Livro 3

Imagem

Dia Internacional do Livro 2

Imagem
No Dia do Livro, Fnac oferece o dowload de várias publicações. Links: Eça de Queiroz ,    João Tordo  

Dia Internacional do Livro

Imagem
Hoje celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A data tem como objetivo reconhecer a importância e utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população. Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e elemento fundamental no processo educativo. A UNESCO instituiu em 1995 o Dia Mundial do Livro e esta data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial; foi a 23 de abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de abril de 1899 nasceu Vladimir Nabokov.  O dia 23 de abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o escritor inglês William Shakespeare. A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia!

Dia da Terra

Imagem
O olho de África, Mauritânia (Evandro Edimar) No dia 22 de abril comemora-se o Dia da Terra. A data foi criada pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, em 22 de abril de 1970. O principal motivo foi lembrar a todos e criar consciência para a importância da manutenção da biodiversidade do planeta, além de chamar a atenção para os problemas da contaminação e poluição. A primeira comemoração aconteceu dois anos depois, em Estocolmo, para consciencializar os líderes mundiais sobre as questões ambientais. Em 2009, a ONU reconheceu a importância da data e estabeleceu o Dia Internacional da Mãe Terra, comemorado no dia 21 de abril. Grupos ecologistas utilizam este dia como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas e o esgotamento dos recursos não renováveis. Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar

Gabriel García Márquez (1927-2014)

Imagem
 I lustração: André Carrilho           No passado dia 17, o escritor Gabriel García Márquez deixou-nos mais pobres. Para recordar, aqui fica o link de uma passagem do Nobel por Lisboa após o 25 de Abril, observando o processo revolucionário. Link do Notícias Magazine . Mais informações sobre vida e obra aqui . Recordam-se e sugerem-se alguns dos seus títulos, aconselhados a todas as idades. Desde os contos até aos romances mais longos, será difícil não se encontrar uma história que não nos prenda. Personagens fascinantes e densas, pormenoreshistóricos e sociais, realismo mágico, escrita encantatória. Os meus preferidos: O amor nos tempos de cólera , Cem anos de solidão , Contos Peregrinos , Do amor e outros demónios . 

Feliz Páscoa!

Imagem

Biblioteca em cabine telefónica

Imagem
Lisboa: Cabine telefónica transforma-se em biblioteca Em Lisboa, uma antiga cabine telefónica vai ser tranformada numa mini-biblioteca 'self-service', com o objetivo de promover a leitura e de "estreitar os laços" entre os moradores do bairro junto às avenidas de Roma e Guerra Junqueiro.  A mesma será inaugurada no próximo dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, pelas 19h, e irá contar com um total de entre 50 a 60 livros, incluindo para crianças e jovens, todos eles doados por editoras, livrarias e moradores do bairro. A ideia partiu do Movimento de Comerciantes da Avenida Guerra Junqueiro, Praça de Londres e Avenida de Roma , em parceria com a Portugal Telecom - PT . Na nova Cabine de Leitura , quem quiser levar um livro de empréstimo terá de deixar outro em troca, juntamente com os seus contactos, comprometendo-se a devolvê-lo num prazo estipulado. "Acreditamos no civismo, e que as pessoas irão respeitar as regras

Conhecer narrativas para jovens: Os cinco

Imagem
Estes livros são conhecidos por gerações. Hoje em dia, apesar do muito que existe disponível no mercado para crianças e jovens (que até torna a  escolha difícil), esta coleção foi publicada e recebe as atenções de quem não vive propriamente aventuras em libredade e é mais provável que passe os dias em casa à frente do PC ou a explorar os campos e empiqueniques na praia. Então, qual será o segredo desta coleção? Saibam mais aqui ! Para além desta série, são feitas referências aos livros de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada (coleção «Uma A ventura») , sobre Gerónimo Stillton, o rato detetive/repórter (para os mais novos) e mais alguns clássicos de sempre. Uma sugestão com mais imagens aqui !